quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Como fazer um suporte para furadeira de bancada

Nada se cria, tudo se copia? - parte II

Olá pessoal, depois da minha bem sucedida cópia de um mini gaveteiro e de um cabide de chão, resolvi fazer algumas cópias de ferramentas para a minha oficina.
Um item que é muito interessante porém muito caro é a furadeira de bancada ... quem trabalha com madeira mesmo que por hobby sabe que diversas vezes precisamos fazer furos em 90º e usando furadeiras manuais o trabalho não fica preciso.

Existem no mercado alguns suportes para transformar uma furadeira manual em furadeira de bancada e eu inclusive tenho um, mas pensei em construir outro com sobras de madeira e deu certo.

Abaixo a que eu construí e a que serviu de modelo ...


Mas vamos ao processo de construção ...
O primeiro passo foi montar a base e a coluna ... para isso eu usei um pedaço de madeira que eu tinha aqui em casa para servir de base e um retalho de pé de mesa que eu também tinha disponível ...


Verifiquei se o angulo estava correto (90º) e fixei a coluna na base usando 5 parafusos, um central a 90º e 4 em aproximadamente 75º, dessa forma a coluna não tem perigo de se soltar da base.


Com a coluna fixada na base, iniciei a construção do "carro" da furadeira que iria fazer o movimento de sobe e desce na coluna usando retalhos de madeira ....
Inicialmente fiz a parte de trás do carro, simplesmente unindo 3 retalhos de madeira em formato de U e com menos de 1 mm de folga em relação à largura da coluna.
Deixei a parte de trás um pouco mais comprida para instalar o parafuso de travamento.


Feito isso, fiz cortes em 45º nas madeiras que seriam o "trilho" da furadeira ...


E fixei no suporte da parte da frente do carro da furadeira ...


Fiz os furos para o parafuso de fixação ....


E testei para verificar se estava travando adequadamente ....


Montei a parte da frente do carro da furadeira, unindo dois retalhos de madeira em formato de L, tomando o cuidado de fazer um furo na madeira de baixo de 44 mm de diâmetro para encaixar a furadeira no suporte ... fixei também o trilho na parte de trás dessa peça ...


A seguir prendi uma abraçadeira para fixar a furadeira no carro ...


Testei o encaixe da furadeira ....


E instalei o braço ....


Suporte pronto?  Ainda não ... reparei que eu poderia ter utilizado menos madeira para deixar o conjunto mais leve e a forma de fixação do braço também não me agradou, pois enroscava no momento de subir a furadeira ...


A solução foi desmontar e recomeçar ....
Desmontei todas as peças, lixei e cortei as madeiras numa mesma altura ...


A seguir remontei a parte de trás do carro ....


Remontei a parte da frente descartando uma das madeiras, deixando assim o conjunto mais fino e mais leve ...


Reinstalei o trilho e a guia, só que dessa vez instalei o trilho na parte fixa do carro e a guia na parte móvel ...


Testei se estava deslizando sem folgas e sem enroscar ...


E reinstalei o braço, deixando o parafuso fixo na parte móvel e o parafuso móvel na parte fixa ....
Coloquei também um prego sem cabeça para servir de freio do braço e no rasgo do parafuso móvel instalei dois pequenos pedaços de serra de metal para que não enroscasse na madeira do braço ...


Reinstalei o parafuso de fixação eliminando uma das porcas ....


Travei o conjunto para verificar se continuava eficaz ....


Reinstalei a abraçadeira, sem usar o suporte de madeira e finalmente trabalho concluído ...


Para último detalhe de acabamento, apliquei fita isolante na empunhadura do braço ....



Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontra aqui

11 comentários:

  1. Está de parabéns pois estou pesquisando como fazer pois sua achei interessante , nota 10 abraços

    ResponderExcluir
  2. parabens ótimo trabalho gostei vou tentar fazer á minha.

    ResponderExcluir
  3. Excelente idéia parabéns, estou terminando a minha vai me ajudar e muito. Parabéns mesmo pela idéia.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Vou fazer um e economizar uns mangos.

    ResponderExcluir
  5. Olha está de parabéns.vou tentar copiar a sua

    ResponderExcluir
  6. Parabéns...Tenho muitos modelos salvos,
    contudo o seu projeto me pareceu o mais simples e objetivo deles!
    Show de bola...
    Deus o Abençoe!

    ResponderExcluir