terça-feira, 9 de setembro de 2014

Como fazer um mini torno para madeira

Nada se cria, tudo se copia? - parte III

Olá pessoal, uma grande fonte de inspiração para mim é o meu avô materno, já falecido, que sempre que precisava de algum equipamento dava um jeito de construir a sua própria versão.
Foi pensando nele que construí o meu suporte para furadeira de bancada e que construí esse mini torno para madeira.


A construção se iniciou com a escolha do suporte do "motor" do torno ....


Madeira escolhida, cortei na altura correta ...


Furei o encaixe da furadeira que é o motor do torno ....



E fixei uma abraçadeira para travar a furadeira ....


Com o suporte da furadeira encaminhado, parti para o trilho e carro do torno, e para isso cortei um pedaço de madeira em 3 pedaços, mas com cortes em 45º para que servissem como trilho e carro do torno ....


Parafusei o trilho em uma madeira de 60 cm de comprimento, que fez as vezes de corpo do torno ...


E fiz alguns furos para servir de freio do carro de torno ....


Cortei um pedaço de parafuso de 12 mm e desbastei uma das pontas, fazendo assim o pino guia do torno ....


Após marcar a posição correta do pino guia, construí o suporte do pino e fixei uma porca para guiar e travar o pino ...


Travei uma porca borboleta na outra extremidade do pino guia e coloquei uma porca e arruela para fixação e travamento do conjunto ...


Instalei o pino guia no suporte e coloquei mais uma porca e arruela para travamento ....


Aqui o torno pronto e ligado para teste ....


Um pouco de cor ....


E os primeiros testes de funcionamento ....



Como a broca que eu estava usando na furadeira era muito comprida, adaptei uma mais curta para travar a madeira no torno, dando mais estabilidade ao conjunto ....



E fiz outra adaptação no torno ... fiz um berço para fixar a furadeira, travando a mesma em exatos 90º em relação à madeira que se quer tornear e o torno ficou pronto ... perto de tudo que meu avô construiu em sua vida esse torno é apenas uma brincadeira de criança, mas para o que eu pretendo usar me atende ....


E aqui um marcador que eu construí no primeiro teste do torno ....





Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontra aqui

2 comentários:

  1. Meu camarada, parabéns pela postagem. Andei procurando uns projetos de tornos caseiro para madeira e esse seu e esse parece que realmente é um torno barato e eficiente.
    Todas peças podem ser facilmente encontradas.
    E a idéia de usar a broca chata foi uma tirada espetacular.
    Já começo a fabricação amanhã - rs - Muito obrigado mesmo

    ResponderExcluir