sábado, 22 de março de 2014

Como fazer uma Luminária usando um Tronco de Árvore

Quer uma Luminária diferente e exclusiva? 


E aí pessoal, vamos fazer uma luminária de tronco de árvore?
Durante minhas andanças por Joaquim Egídeo, encontrei esse tronco na beira da estrada ... achei bonito e resolvi recolher e esperar uma inspiração ....
Esse tronco ficou encostado no meu quintal algumas semanas, mas então, numa de minhas visitas ao shopping do inventor, encontrei esse suporte de vaso descartado por alguém ... gostei do formato dos pés com aquela voltinha no metal e também resolvi recolher ...
Colocando o suporte ao lado do tronco veio a inspiração .... uma luminária diferente ....


A primeira coisa que fiz foi marcar o formato das três hastes do suporte na base do tronco e efetuar os furos e cortes para formar um encaixe ...


Encaixei o suporte e aí veio o primeiro problema .... como fixar e firmar o tronco ao suporte?


A primeira idéia foi utilizar uma abraçadeira e algumas cavilhas, até funcionou mas não ficou muito firme e o conjunto ficou instável ....
Depois de estudar o que estava causando a instabilidade, resolvi fixar um suporte na base do tronco, de modo que ficasse encostado no chão, e aí utilizar as cavilhas para dar firmeza ...
Serrei a base do tronco para que ficasse com um corte reto e em 90 graus para fixar o suporte ...



Com a ajuda de um grampo fixei o suporte ao tronco com parafusos em diagonal ....


E finalmente coloquei as cavilhas dando firmeza ao conjunto ...


Feito isso, passei para o segundo problema ... Que bocal de lâmpada e como fixar no tronco?
Pensei em deixar um bocal comum pendurado pelo fio, em usar um bocal de spot simples, e aí me lembrei que numa das minhas visitas encontrei alguns bocais de lâmpada que achei interessantes e que também havia trazido para casa ...
Efetuei um corte na parte de cima do tronco, alarguei o corte com a ajuda de uma broca, encaixei o bocal no lugar e fixei com um parafuso ...



Coloquei uma lâmpada tipo bolinha para ver como ficaria o visual ...


Não ficou ruim, mas não ficou como eu queria, ainda mais que eu pretendia usar essa luminária para leitura ... Sendo assim parti para uma lâmpada de Led e fiz a instalação elétrica ....


A iluminação ficou bem legal, agora só vou esconder o fio na parte de trás ou então enrolar o fio nos galhos, ainda não decide como fica melhor e está pronta a minha luminária diferente ....



Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário